Transcrição Piketty and Heckman: Why economics needs data

James Heckman 00:00 Os dados permitem-nos essencialmente discriminar entre explicações diferentes.

Thomas Piketty 00:07 Penso que a teoria pode ser útil, mas penso por vezes os economistas passam demasiado tempo fazendo uma teoria muito sofisticada sem saber quais são os fatos que estão tentando explicar e compreender.

James Heckman 00:23 Quando Adam Smith estava escrevendo A Riqueza das Nações teve muitas ideias profundas mas ele não tinha uma base de dados.

Thomas Piketty 00:30 Quando eu comecei como um estudante de pós-graduação que percebi que havia realmente muito poucos dados.

James Heckman 00:34 Podemos observar alguns fatos. Então queremos saber bem, é este fato uma anomalia?

Thomas Piketty 00:38 Então temos de medir estas coisas para fazer comparações adequadas para ver, sabe, quando estas afirmações são justificadas.

James Heckman 00:44 E depois a segunda pergunta seria, mesmo que se trate de uma descoberta repetida, quais são os mecanismos que dão origem a essa descoberta repetida?

Thomas Piketty 00:52 Dados melhores não vão fazer do mundo um lugar pacífico mas, pelo menos, pode permitir-nos ter um discussão mais informada.

James Heckman 01:00 Enquanto tenta coletar dados e tenta utilizar cada fonte de informação à sua disposição.

Thomas Piketty 01:07 Ir de volta aos dados históricos. Coletar de forma muito mais sistemática do que o que foi feito antes.

James Heckman 01:12 Por isso, olhei para os dados do que se chama secções transversais (cross-sections); olhando para diferentes indivíduos, seguindo as mesmas pessoas ao longo do tempo.

Thomas Piketty 01:20 A tributação é sempre mais do que a tributação. É também uma forma de produzir informação à sociedade.

James Heckman 01:25 Por isso, olha-se para múltiplas fontes de dados, todos eles não experimental.

Thomas Piketty 01:29 É uma forma de produzir categorias, categorias estatísticas, que pode então ser utilizado por economistas e outros cientistas sociais.

James Heckman 01:38 E também utilizando teoria econômica para ajudar a organizar o seu pensamento.

Thomas Piketty 01:46 A história do rendimento e da riqueza não é apenas uma história econômica pura; é uma história política, ou história social.

James Heckman 01:53 Partes da história podem ainda não estar completamente compreendida e esse é o desafio.

Thomas Piketty 01:58 Em vez de apenas se provar sofisticado teoremas matemáticos, a fim de impressionar os outros devemos apenas, você sabe, tentar para recolher dados, estabelecer fatos, e tentar para aprender alguma coisa.